Mutirão na JFAL: 55% de acordos e R$ 2,8 milhões em atrasados previdenciários

Imagem: Mutirão na JFAL ocorreu nos dias  15, 16 e 17 de abril

Fonte: JFAL

O Juizado Especial Federal, 6ª Vara da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) realizou 922 audiências das 1.125 designadas no último mutirão de processos previdenciários, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Das audiências realizadas, 503 processos, equivalentes a aproximadamente 55%, terminaram em acordo, totalizando R$ 2.888.478,27. Esse volume de recursos corresponde a cerca de 70% dos benefícios atrasados que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deveria ter repassado, mas os beneficiários necessitaram recorrer à Justiça.

Foram proferidas 73 sentenças de procedência; 295 de improcedência; 154 de extinção sem julgamento de mérito e 51 convertidos em diligência necessária à conclusão processual.

Em geral, o cidadão recorre ao Juizado Especial Federal em busca de benefícios no valor de um salário mínimo. A maioria é carente e procura a Justiça para conseguir a aposentadoria, que foi indevidamente indeferida pelo INSS.

O mutirão busca proporcionar uma tramitação processual mais célere, no menor espaço de tempo possível, em função da crescente e elevada demanda de audiências de instrução e julgamento marcadas no Juizado Especial.

O mutirão contou com a participação de 16 magistrados, sendo oito pertencentes ao quadro da Seção Judiciária de Alagoas e oito das Seções Judiciárias do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.

Assessoria de Comunicação

Justiça Federal em Alagoas

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.