JFAL: especialistas debatem como combater à corrupção e lavagem de dinheiro
O juiz federal Rubens de Mendonça Canuto Neto, diretor do Núcleo Seccional em Alagoas da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, abriu na manhã desta terça-feira (11/03), no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) o curso “Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”. Rubens Canuto destacou a importância do evento nacionalmente reconhecido e saudou aos participantes, palestrantes e parceiros por meio do procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas. “Agradeço a todos em nome de Rodrigo Tenório com quem tive a honra de trabalhar por cinco anos em Arapiraca”, disse ao enfatizar o curso tão amplamente recomendado.
O curso é uma parceria com o Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça, representada no evento pelo primeiro palestrante do dia: Ricardo Andrade Saadi. Seu currículo foi apresentado por Rubens Canuto. Saadi é delegado da Polícia Federal desde 2002; chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros (Delefin); graduado na National Academy do FBI, atualmente exerce o cargo de diretor DRCI.
O evento conta ainda com a parceria da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Encla) e participam representantes dos seguintes órgãos: Agência Brasileira de Inteligência, Justiça Federal, Polícia Federal, Corregedoria Geral da União, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado, Polícia Civil, Receita Federal do Brasil, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas de Alagoas, Tribunal Regional Eleitoral, Associação dos Procuradores de Municípios do Estado de Alagoas, Caixa Econômica Federal e Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo é discutir temas atuais policiais, penais e processuais, de acordo com as necessidades para aprimoramento e especialização das instituições policiais e administrativas, assim como do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário Estadual e Federal, a partir da consideração das circunstâncias atualmente presentes, o que otimizará o sistema de segurança pública e o exercício da jurisdição.
O curso atende demandas do Plano Nacional de Aperfeiçoamento e de Pesquisa para Juízes Federais (PNA). Serão 22,5 horas/aulas, na modalidade presencial, com transmissão simultânea através de videoconferência para as Subseções de Alagoas, para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região e suas respectivas sedes das Seções Judiciárias.
Pela manhã, Ricardo Saadi apresentou o funcionamento do Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, seu funcionamento, objetivos, órgãos, estratégias, conceitos básicos, diretrizes governamentais, articulação dos órgãos, princípios e resultados.
À tarde, Saadi falará sobre Introdução à Cooperação Jurídica Internacional: noções básicas, conceito, soberania, jurisdição, competência, instrumentos legais, princípios, tramitação e casos práticos. O curso segue até a sexta-feira, dia 14/03.
Comunicação JFAL