Ascom/CJF coordena treinamento de mídia para novos magistrados da 5ª Região

Com o objetivo de construir uma imagem institucional positiva, buscando minimizar ou até mesmo eliminar ruídos, mal-entendidos e lacunas na comunicação entre a Justiça Federal e seus diversos públicos, o Curso de Formação Inicial dos Magistrados Federais passou a contar, obrigatoriamente, com o módulo Comunicação social e Media Training, dedicado a discussões sobre o tema. O Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio de sua Assessoria de Comunicação Social (Ascom), tem um papel relevante como coordenador dos treinamentos.

O primeiro treinamento nesses moldes foi realizado em Fortaleza, em agosto de 2013. Em seguida, foi realizado também no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no início de janeiro deste ano. Agora, a equipe da Ascom voltou à 5ª Região, desta vez a Recife. Essa etapa da formação foi concluída na última semana de fevereiro e reuniu 22 magistrados.

Além de palestras e visitas a órgãos de comunicação da cidade, os magistrados participaram de um treinamento prático no qual tiveram suas competências comunicacionais testadas em diferentes situações de interação com a mídia: entrevista coletiva, entrevista ao vivo em estúdio de TV, entrevista para rádio pelo telefone, entrevista para TV, e entrevista por e-mail para jornal impresso. A ideia é que os juízes analisem seu papel, como magistrados e porta-vozes da instituição, colaborando para organização adequada de suas estratégias de comunicação.

Cada magistrado participante é avaliado quanto à assertividade, objetividade, clareza, linguagem corporal, entre outros critérios. Eles recebem, após a realização do curso, um relatório mostrando quais são suas maiores qualidades comunicacionais e em que pontos devem aprimorar seu desempenho.

À frente dessas atividades estão a assessora de Comunicação Social do CJF, Roberta Bastos; a coordenadora de Comunicação Impressa da Ascom/CJF, Adriana Dutra, e a coordenadora de Jornalismo do Centro de Produção da Justiça Federal (CPJUS), Dione Tiago. “É muito importante qualificar os juízes para o relacionamento com os órgãos de imprensa e com as assessorias de comunicação social e, ao mesmo tempo, conscientizá-los quanto à importância da comunicação institucional da Justiça Federal e da construção de uma política de comunicação”, afirmou Adriana Dutra.

CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL

Assessoria de Comunicação Social

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade