Novembro Azul: alerta aos homens

Se no mês de outubro a Campanha Outubro Rosa movimentou todo o mundo com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer o exame preventivo do câncer de mama, em novembro o mês é dos homens. A Campanha Novembro Azul tem como finalidade despertar no sexo masculino a necessidade de realizar anualmente, a partir dos 45 anos, os exames preventivos de câncer de próstata.

O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de 3/4 dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Os fatores de risco incluem a idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e hábitos alimentares como dietas ricas em gordura e pobres em verduras, vegetais e frutas.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), detectar precocemente a doença - antes que os sintomas se manifestem - aumenta para 90% as chances de cura. O câncer de próstata atinge um em cada seis homens, é mais comum a partir dos 40 anos e é responsável por cerca de 13 mil mortes no Brasil desde 2011.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso seja constatado aumento da glândula ou PSA alterado, o paciente é submetido a uma biópsia para averiguar se o tumor é maligno ou não.

O tratamento do câncer de próstata varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor. Podem ser realizados procedimentos como protatectomia radical, que é a remoção cirúrgica da próstata, a radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos.

Prédios iluminados em azul

Alguns dos principais prédios e monumentos de Brasília ganharam uma iluminação especial em referência à campanha Novembro Azul. Entre os prédios iluminados de azul estão o Congresso Nacional, Memorial JK, Palácio do Buriti, Catedral Metropolitana, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

Este é o terceiro ano de campanha pelo diagnóstico precoce da doença.

“Nós, da Justiça Federal de Alagoas também estaremos engajados na divulgação desta campanha tão importante, entre nossos servidores. É muito importante levar dados assim a conhecimento da população. Doenças como o câncer em geral merecem total atenção da sociedade, uma vez que vitimam cada vez mais pessoas no mundo. Caso diagnosticado com tumor maligno, o paciente precisa ser submetido a outros exames para ver o tamanho do mesmo e também se ocorre ou não a metástase (que é a disseminação do câncer para outros órgãos”, destaca Carolinne Rodrigues, supervisora da Seção de Qualidade de Vida da JFAL.

Como sempre a prevenção é sempre o melhor remédio.

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.