Diversidade e Equidade: JFAL realiza a 7ª Semana da Inclusão

Imagem: Programação acontece nos dias 23 e 24 de setembro no auditório da JFAL

Fonte: Secom JFAL

A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promove, em parceria com a escola Cecília Meireles, a 7ª edição da Semana de Inclusão, nos dias 23 e 24 de setembro no auditório Ministro Pedro Acioli, sede da JFAL, em Maceió. A programação conta com temas sobre surdez, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador de Oposição (TOD) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O presidente da Comissão de Acessibilidade da JFAL, juiz federal Felini Wanderley, explica que a Semana da Inclusão tem um papel social e faz parte da programação da própria instituição. “A Justiça Federal tem um olhar constante para a questão da acessibilidade e da inclusão social, especialmente pelos casos que atendemos nos Juizados Especiais [JEF], onde recebemos pessoas que buscam o amparo da lei nos casos que envolvem a limitação capacitiva. Permanentemente, buscamos promover ações que tenham como objetivo manter acesa essa chama constante para a necessidade de políticas públicas de atendimento amplo e irrestrito a todos os públicos”, considerou o magistrado.

Para a coordenadora pedagógica da escola Cecília Meireles, Léa Karla Carvalho, os temas abordados trazem mais segurança para que a inclusão aconteça de forma eficaz. “A inclusão social vai muito além de simplesmente oferecer oportunidades para pessoas que, de alguma forma, foram colocadas à margem da sociedade. Na verdade, esse é o primeiro passo para que essas pessoas possam começar a se sentir incluídas, entender e respeitar suas diferenças. Precisamos garantir igualdade nas diferenças e praticar a equidade”, explica.

O evento acontece em observância à Resolução nº 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para implementar ações de sensibilização com o objetivo de fomentar maior conscientização e mudanças atitudinais que favoreçam a ampliação da acessibilidade e inclusão no Poder Judiciário, além de também obedecer a semana da inclusão promovida pelo Tribunal Regional da 5° Região (TRF5).

Os interessados em receber a certificação devem fazer a inscrição no link https://doity.com.br/setima-edicao-da-semana-de-inclusao-diversidade-e-equidade. Podem participar estudantes e profissionais de áreas afins. Será emitido certificado com carga horária de 12h.

Confira no arquivo anexo a programação completa.

Por: Beatriz Rodrigues (estagiária) / Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.