Autodeclaração do indivíduo: CNJ promove levantamento sobre raça e cor de integrantes do Judiciário

Imagem: CNJ promove levantamento sobre raça e cor dos integrantes do Judiciário

Fonte: TRF5

Você se autodeclara negro(a), branco(a), indígena ou amarelo(a)? Como você se vê? Como a sociedade lhe percebe? Visando a aperfeiçoar e atualizar os bancos de dados funcionais com a inserção de informações sobre raça e cor, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Programa pela Equidade Racial no Poder Judiciário, está realizando um levantamento sobre raça/cor de magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as), de acordo com os critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados irão subsidiar a construção de políticas judiciárias afirmativas e de equidade racial, baseadas em evidências.

Para colaborar com o estudo, é necessário que cada integrante do corpo funcional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) entre no Sistema de Gestão Recursos Humanos (SARH Web)/ Portal do Servidor e autodeclare a sua raça/cor, até o dia 12 de maio. É só selecionar o campo “Consulta”, clicar na área “Servidor / Magistrado (Consulta / Atualização)” e, em seguida, no campo “Documentos/Características”, no qual é possível registrar a raça/cor do indivíduo, nos seguintes termos: amarelo(a), branco(a), indígena, negro(a) pardo(a), negro(a) preto(a). Caso queira, o/a respondente também poderá marcar a opção “sem informação”.

Tais medidas são necessárias para a revisão e atualização dos bancos de dados e dos assentamentos cadastrais de magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as) e estagiários(as). As informações irão concretizar o Eixo 3 do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, que consiste na “Sistematização dos dados raciais do Poder Judiciário - Aperfeiçoamento da gestão dos bancos de dados”. O levantamento está em consonância com a Resolução CNJ nº 203/2015, que dispõe sobre a reserva de vagas aos negros e negras, no âmbito do Poder Judiciário.

Por: Secom JFAL, com informações do TRF5

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.