Semana do Servidor e da Servidora: psicólogo realiza palestra sobre Terapia de Aceitação e Compromisso

Secom JFAL

Servidores e servidoras pararam atividades para acompanhar palestra no Laboratório de Inovação da JFAL
Crédito da foto: Secom JFAL

A palestra sobre Terapia de Aceitação e Compromisso: um modelo baseado em evidências para o tratamento da dor crônica, ministrada pelo psicólogo Alberto Cavalcante, fez parte do último dia da programação da Semana do Servidor e da Servidora da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na tarde desta quinta-feira, 31. A ação, realizada no Laboratório de Inovação do órgão (iLab) trouxe novas perspectivas sobre o tratamento de dores crônicas, revelando como métodos modernos podem substituir a tradicional terapia cognitivo-comportamental (TCC). A Terapia de Aceitação e Compromisso se mostra especialmente eficaz para pacientes com dores persistentes, pois não busca eliminar a dor a qualquer custo, mas reduzir o sofrimento associado a ela, promovendo uma vida com mais significado.

Secom JFAL

Psicólogo Alberto Cavalcante conduziu a palestra para servidores, na tarde desta quinta-feira
Crédito da foto: Secom JFAL

O psicólogo explicou que, enquanto a TCC tradicional trabalha principalmente com a reestruturação de comportamentos, a Terapia de Aceitação e Compromisso ajuda o paciente a viver com mais plenitude, apesar das limitações físicas. “Eu vejo nesse momento de palestra e compartilhamento de conhecimento uma nova oportunidade de informar as pessoas sobre esse novo modelo de tratamento. Disseminar a ACT é muito importante, tendo em vista que ainda é um assunto pouco falado até pelos próprios psicólogos”, relatou Alberto.

Secom JFAL

Psicóloga Vilma Victal apresentou o Programa Psicologia da Saúde
Crédito da foto: Secom JFAL

A psicóloga da JFAL, Vilma Victal, participou da apresentação feita para os servidores e servidoras e apresentou o Programa Psicologia da Saúde. O programa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores, oferecendo apoio especializado para o enfrentamento das dores crônicas, como parte de uma abordagem integrada. “A principal finalidade do programa que estamos lançando hoje é a promoção da qualidade de vida para o servidor, o que resulta também numa diminuição de afastamento das atividades”, explicou a psicóloga. Vilma também ressaltou que o programa visa mudar pensamentos estereotipados sobre a psicologia que muitas pessoas ainda carregam em si.

A inclusão de temas como a ACT e o lançamento do Programa Psicologia da Saúde reforçam o compromisso da instituição com a promoção de um ambiente saudável e com a valorização da saúde dos servidores, proporcionando acesso a abordagens terapêuticas e eficazes.

Secom JFAL

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.