Campanha “24 Horas pelo Diabetes” alerta para prevenção da retinopatia diabética
		
Durante o mês de novembro, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) promove a campanha “24 Horas pelo Diabetes”, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética, uma das principais causas de perda de visão evitável entre pessoas com diabetes. A mobilização começa no dia 1º, com uma maratona online de conscientização, reunindo especialistas de diversas áreas da saúde.
A iniciativa busca incentivar o exame de fundo de olho em todos os diabéticos, envolver gestores públicos e ampliar o acesso à informação e aos tratamentos. No Brasil, cerca de 16,6 milhões de pessoas vivem com diabetes, número que pode chegar a 24 milhões até 2045.
		
Como parte da campanha, prédios e monumentos em todo o país serão iluminados de azul, cor símbolo da conscientização sobre a doença. Em Alagoas, a Justiça Federal apoia a mobilização com a iluminação do prédio-sede em azul, reforçando o engajamento institucional na causa.
Além disso, mutirões oftalmológicos, vídeos com personalidades e conteúdos educativos serão realizados para ampliar o alcance da campanha e estimular o cuidado com a saúde ocular. Acesse AQUI o site oficial da campanha e onde haverá a maratona online de conscientização.