Campanha Novembro Azul terá palestra com médico que usa redes sociais para desmistificar a urologia
Urologista Roberto Rossi Neto estará em live no próximo dia 17, às 16h, em ação relativa à Campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata
Crédito da foto: Cortesia
Os magistrados e servidores da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) têm um convite importante para o próximo dia 17, às 16h. Será a oportunidade para tirar dúvidas sobre o câncer de próstata, como prevenir a doença e as formas de tratamento. Como ação referente à campanha Novembro Azul, haverá a live do médico baiano Roberto Rossi Neto, conhecido por usar humor e as redes sociais para desmistificar temas de saúde masculina e urológica, especialmente o exame preventivo. Também haverá momento de interação dos participantes com o profissional da saúde.
Natural de Salvador (BA), o médico Roberto Rossi Neto consegue falar de temas de saúde considerados tabus para a maioria dos homens, em vídeos com bastante informalidade nas redes sociais, especialmente no Instagram e no TikTok. Em um deles, com quase de 4 milhões de visualizações, ele fala de forma descontraída, com linguagem simples e objetos que ajudam a melhor compreender o tema preparação para o exame de próstata.
Canal de diálogo
Doutor em Urologia pela Universidade de Essen, Alemanha, o médico Roberto Rossi Neto compartilha informações médicas de forma divertida e didática, com o objetivo de desmistificar a urologia e incentivar a prevenção, especialmente o exame de próstata, ajudando a quebrar o tabu em torno do assunto. “O homem tem dificuldade de procurar ajuda médica, principalmente quando o assunto é próstata ou disfunção erétil. Com humor, consigo abrir esse canal de diálogo”, afirma o médico.
Outra ação em apoio à campanha é a iluminação azul da fachada do edifício sede da JFAL durante todo o mês de novembro
Crédito da foto: Secom JFAL
A iniciativa da Seção de Saúde reforça o compromisso da JFAL com as ações relativas às questões de enfermidades e, principalmente, como prevenir o diagnóstico. “Sempre apoiamos as campanhas de saúde, como fizemos recentemente com o Outubro Rosa e 24 horas pelo diabetes. Como sabemos que, historicamente, os homens buscam menos o acompanhamento médico, propusemos a live com o urologista Roberto Rossi porque, com sua linguagem acessível e leve, ele desperta a consciência dos homens em buscar o acompanhamento médico, antes de qualquer sintoma de doença”, explica a médica Andreia Feitoza, da Seção de Saúde da JFAL.
Melhor estilo de vida
A médica Bruna Kellen Wanderley, também da Seção de Saúde, chama atenção para observar o estilo de vida por parte dos pacientes. “Estudos recentes indicam que aproximadamente 21% das mortes por câncer de próstata podem ser prevenidas por adesão a um estilo de vida saudável, como não fumar, manter peso saudável, praticar atividade física regular e adotar uma dieta equilibrada”, explica. “Em homens com alto risco genético, estima-se que cerca de 36% das mortes precoces por câncer de próstata poderiam ser evitadas com comportamentos saudáveis”, finaliza.
A live será transmitida através da plataforma Zoom, no dia 17 de novembro, a partir das 16, através do endereço https://us02web.zoom.us/j/87225381478?pwd=ea97cUM7kSarKqnuw6bLCkA8XxlP5r.1