Padronização de contratos da Justiça Federal é o objetivo de projeto do CJF

A apresentação do programa de “Auditoria Informatizada da Aplicação dos Recursos” (AUDINF), pela Secretaria de Controle Interno (SCI) do Conselho da Justiça Federal (CJF), trouxe a possibilidade de padronização e unificação de contratos de serviços terceirizados no CJF e nos Tribunais Regionais Federais. O sistema é um projeto elaborado pela SCI/CJF para o Planejamento Estratégico do CJF.

Segundo o gestor Kleb Amâncio, chefe da Seção de Auditoria Temática da SCI/CJF, a AUDINF é uma ferramenta específica para auditoria de órgãos públicos e trabalha sobre informações de despesas freqüentes no setor público. O sistema funciona a partir da reunião de dados sobre contratos de setores terceirizados na Justiça Federal como prestação de serviços de limpeza, conservação, manutenção, vigilância e serviços auxiliares. Dessa maneira o programa realiza uma análise comparativa de dados com base no fator K.

“A escolha pela letra K foi pensada, a idéia era que ela fosse totalmente imparcial entre os órgãos públicos, mas não teve jeito. Em se tratando de auditoria, virou o fator Karrapato” brinca Kleb Amâncio. O fator K é a divisão do custo total de um contrato pelo salário devido ao cargo, gerando uma média que não deve ser ultrapassada, estipulada pelos órgãos. O uso dessa ferramenta diminuirá o tempo gasto nas tarefas de auditoria e também fará uma economia quanto ao uso de papel, uma vez o processo é todo informatizado.

Com a colaboração da Procuradoria-Geral da República, que já lida com a ferramenta, a Seção de Auditoria Temática, Formulação e Acompanhamento de Ações Corretivas aplicará a AUDINF após uma reformulação proposta pela Secretaria de Tecnologia da Informação e das Comunicações (STI), para que a ferramenta atenda as singularidades do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º Graus.

Por: Ana Márcia Costa Barros

Institucional

Carta de Serviços

Concursos e Seleções

Comunicação

Juizados Especiais

Turma Recursal

Transparência

Plantão Judiciário

mapa do site

Este site usa cookies para garantir que você obtenha uma melhor experiência.

Política de Privacidade